vbank

BlockChain: segurança para transações financeiras





Com níveis crescentes de investimento, progresso técnico e entusiasmo a cada ano, o BlockChain parece ser uma tecnologia promissora para vários setores, entre eles o setor financeiro. 


O que é blockchain?

Vamos começar do início: trata-se de um banco de dados que armazena, em ordem cronológica, registros chamados blocos. Esses blocos são privados ou públicos e os usuários que os compõem são chamados de "node". 


Em uma BlockChain com estrutura privada, somente um número limitado de operadores pode, com autorização, registrar transações ou modificar o registro. Em uma blockchain com estrutura pública, ela é aberta em geral a todos os nodes e regulamentada graças a um sistema de controle distribuído entre os próprios usuários.


Imagine um banco de dados listando transações, isto é, trocas de dados entre usuários. Quando um usuário solicita a realização de uma transação, ele será conectado a rede do nó da blockchain, e com base nas transações que foram registradas antes na cadeia de blocos, a transação é validada. 


Para serviços financeiros ... mas não apenas

O setor de serviços financeiros foi o primeiro a se entusiasmar com essa tecnologia. Nos últimos três anos, 50 gigantes de serviços financeiros, como Visa, Deloitte e Western Union, investiram em tecnologias de bitcoin e blockchain. 

Segundo as previsões da IBM, 15% dos bancos em todo o mundo usarão o blockchain em 2020, uma proporção que deve chegar a 66% em 2021.


O fim dos intermediários

Quer se trate de indivíduos ou empresas, pagamentos ou, mais amplamente, da troca de dados confidenciais, é necessária a intervenção de terceiros confiáveis, intermediários, como bancos. 


No entanto, esses intermediários desaceleram as operações e aumentam seus custos, principalmente no caso de transações internacionais. O blockchain pode evitar o uso de terceiros confiáveis, porque conta com um sistema do tipo "ponto a ponto" distribuído para validar transações.


Com essa tecnologia, os bancos podem realizar transferências internacionais de dinheiro em tempo real, enquanto monitoram tentativas de fraude. 


Como as transferências internacionais geralmente resultam em comissões intermediárias de até US$ 20 bilhões, a blockchain é inestimável para evitar taxas excessivas, economizando bilhões de bancos e, finalmente, permitindo que eles ofereçam serviços mais econômico para os consumidores.


O que explica a segurança do blockchain?

Como essa é uma tecnologia distribuída para cada node da rede, e cada um guarda uma cópia exata da cadeia, temos a garantia de que as informações estejam disponíveis o tempo todo. 


Portanto, se um invasor quisesse desencadear um ataque, ele teria que cancelar todos os nodes da rede, pois basta que apenas um node esteja operacional para que as informações permaneçam acessíveis.


Além disso, como cada registro é consensual e todos os nodes possuem exatamente as mesmas informações, é praticamente impossível modificá-las. Isso, portanto, garante sua integridade. 


Como resultado, esta tecnologia permite que armazenemos qualquer tipo de informações que jamais poderão ser alteradas, perdidas ou excluídas.


Conclusão

Atualmente, estamos acostumados a trabalhar com modelos centralizados. Damos todas as nossas informações a empresas como Google ou Facebook para administração, enviamos todas as nossas mensagens pelo Telegram ou pelo WhatsApp, para que possam usá-las como desejarem sem qualquer restrição ou garantia de segurança. 


Ao contrário do blockchain, onde todos os dados são distribuídos igualmente entre todos os nodes da rede. Ou seja, sem um node central, portanto todos também participam no armazenamento e na validação das informações. 


Em resumo, a tecnologia BlockChain é uma poderosa ferramenta tanto para armazenar, como para transmitir informações de forma confiável; um modelo descentralizado no qual as informações nos pertencem, descartando a necessidade de terceiros para fornecer esse serviço.




Veja outras Notícias




Liberte-se dos bancos tradicionais.

Conte com toda a praticidade e segurança que o vbank pode te oferecer.

Baixe já o aplicativo e abra sua conta.

Aplicativo
vBank

No vbank você tem uma nova experiência de relacionamento exclusivo e personalizado, com simplicidade e agilidade no atendimento nos principais canais digitais sem burocracia.