vbank

Desburocratização: Banco Tradicional x Banco Digital


O início dos anos 2000 foi marcado pela chegada de bancos online.




O início dos anos 2000 foi marcado pela chegada de bancos online. Esses bancos transformaram o setor bancário, trazendo a desburocratização e aproveitando as novas tecnologias.

Com uma oferta 100% online, cobranças bancárias quase inexistentes e muito mais serviço disponível ao cliente, eles rapidamente conquistaram os brasileiros.

Diante de mudanças no comportamento dos clientes, os bancos tradicionais foram forçados a mudar sua oferta. Agora, eles tentam oferecer um serviço equivalente ao dos bancos digitais, mas a realidade mostra que ainda estão muito longe e perdendo clientes a cada dia.


O que é um Banco Digital?

Um Banco Digital é um banco virtual, acessível via Internet. Ele oferece os mesmos serviços que um banco tradicional, mas tudo é feito totalmente online.

Como eles não precisam ter uma agência bancária física, eles operam com custos fixos muito mais baixos. Consequentemente, eles podem se dar ao luxo de não cobrar taxas de manutenção da conta aos seus clientes e oferecer taxas bancárias imbatíveis.

Os bancos online têm o mesmo status legal que os bancos tradicionais e são também são regulamentados pelas mesmos órgãos e autoridades.

Eles oferecem todas as operações dos bancos convencionais, com a única exceção de poder encontrar fisicamente um consultor.


Quais critérios considerar: tarifas e serviços

Os dois principais critérios que permitem que os bancos digitais se distingam dos tradicionais são, sua natureza gratuita e os serviços oferecidos.

Os bancos digitais são realmente mais competitivos devido às suas condições de acesso muito mais flexíveis (para atrair o máximo de clientes).

Em relação aos serviços oferecidos pelos bancos online, a maioria oferece uma ampla gama de produtos bancários e gerenciamento profissional de suas contas como:


Abertura rápida de uma conta corrente - você não precisa mais se deslocar até uma agência física com vários documentos ou certidões, em um banco digital é possível abrir uma corrente em apenas alguns minutos, tudo pela internet, a partir do seu Smartphone, tablet ou computador.


Fazer transferências mais rápidas - em um banco tradicional, geralmente é necessário esperar até o próximo dia útil para concluir uma transferência, em alguns casos você deve ter em mãos o CPF e telefone válido do beneficiário. Em um banco digital, você pode transferir valores de uma conta para outra em apenas alguns segundos, mesmo que esta pessoa esteja do outro lado do mundo.


Débitos diretos bancários - lembra quando você precisava imprimir boletos, duplicatas e levá-las ao banco para realizar o pagamento? E quando dava erro no código de barras, nossa... uma dor de cabeça, perda de tempo, e o pior multas por atraso. Hoje com um banco digital, é possível agendar todos os seus pagamentos, ou se preferir, poderá efetuar os pagamentos em alguns instantes pelo celular, através do aplicativo ou QR Code, rápido e seguro.


Solicitar Cartões de crédito - até pouco tempo, para solicitar um cartão de crédito, era necessário apresentar uma dúzia de documentos, comprovantes, registros, e pasme, alguns bancos exigiam até foto 3x4 colorida. Com a chegada do bancos digitais, chegou também a desburocratização, hoje é possível solicitar um cartão em apenas alguns cliques.


E quanto às tarifas? Além de pagar altos taxas do cartão de crédito, o cliente ainda tinha a preocupação de escolher a melhor anuidade, quanto mais benefícios o banco oferecia, maior a sua anuidade.


Por não possuírem despesas típicas de uma agência física, os bancos digitais podem oferecer as melhores taxas do mercado, alguns, inclusive oferecem cartões de crédito totalmente livre de anuidade.


Os bancos digitais são, em média, 80% mais baratos que os bancos tradicionais.


Serviços bancários mais acessíveis - Os bancos online oferecem serviços muito mais competitivos do que os bancos tradicionais, é bom em termos de preço, já que geralmente são mais acessíveis.


Isso é explicado com muita facilidade, sendo que não precisa pagar por agências físicas e, portanto, podem oferecer seus serviços praticamente de graça, livre desses custos significativos.


Nesse ponto, é impossível os bancos convencionais competirem (oferecendo zero taxas de administração ou taxas de cheque especial muito mais baixas).


Para atrair mais clientes, os bancos online estão travando uma guerra de ofertas promocionais, oferecendo bônus de boas-vindas que geralmente são bastante atrativas. Alguns até oferecem um prêmio se você contratar um seguro de vida.

Por funcionarem 100% online, os bancos digitais conseguem ser mais flexíveis e oferecer mais opções para seus clientes, desde os serviços tradicionais até quem deseja investir seu dinheiro com segurança.


Em um banco online em alguns minutos é possível:


  • Abrir uma caderneta de poupança em alguns minutos;
  • Fazer a portabilidade de recebimento de seu salário;
  • Simular, Solicitar e Contratar um empréstimo;
  • Realizar transações no mercado de ações; 
  • Contratar um seguro de vida;
  • Solicitar capital de giro;
  • Simular e Financiar um imóvel;
  • Simular e Financiar um veículo;
  • Pagar boletos e títulos;
  • Transferir e receber valores;
  • Fazer compras nacionais e internacionais com cartão de crédito virtual, entre outros.

Desburocratização: quem oferece mais autonomia e flexibilidade?


A outra vantagem dos bancos digitais é que eles são muito mais flexíveis e têm como meta a desburocratização.


No entanto, essa flexibilidade às vezes é feita à custa de um suporte mais personalizado, pois você não terá acesso ao seu próprio consultor bancário (e muitas vezes terá uma pessoa diferente na outra extremidade do telefone).


Obviamente, isso não será um problema, pois um banco virtual permite que você mesmo realize suas transações bancárias (conectando-se à sua área de cliente) a qualquer hora do dia e da noite (sem depender das horas de abertura da sua agência e nem do bom humor do atendente), será muito mais interessante.


Conclusão

Como na vida nem tudo é perfeito, a única desvantagem observada nos bancos digitais é o aspecto virtual, não é identificável geograficamente em um mapa. 


No entanto em alguns anos, o dinheiro físico como conhecemos entrará em desuso, sendo substituído totalmente pelas transações online, e, como em uma agência convencional, o cliente escolherá o banco que oferece os melhores serviços, clareza e facilidade em termos de uso do site ou aplicativo. 


Se você está entre aqueles que ainda hesitam em abrir uma conta bancária online, este é um momento certo para iniciar sua vida financeira digital, lembre-se... quem larga na frente, tem mais chances de chegar primeiro!



Veja outras Notícias




Liberte-se dos bancos tradicionais.

Conte com toda a praticidade e segurança que o vbank pode te oferecer.

Baixe já o aplicativo e abra sua conta.

Aplicativo
vBank

No vbank você tem uma nova experiência de relacionamento exclusivo e personalizado, com simplicidade e agilidade no atendimento nos principais canais digitais sem burocracia.